O Festival de Circo do Brasil chega a sua 17ª edição e busca a expansão do circo enquanto arte transdisciplinar, com o eixo curatorial “Over Contemporâneo”. A proposta pretende acender diferentes perspectivas e fomentar novas ideias sobre o circo e seus atravessamentos na contemporaneidade, transformando Recife num centro de convenções dedicado à temática, com seis dias de intensa programação cultural para todas as idades. Realizado desde 2004 com sucesso de público e crítica especializada, o Festival de Circo do Brasil atua na rede de Difusão e Fomento do Circo no país, promovendo anualmente: espetáculos, oficinas, workshops, lançamentos de publicações, filmes e exposições na temática circense, entre outras atividades que formam plateia, dinamizam a cadeia produtiva do circo, e viabilizam o intercâmbio entre artistas, estudantes, técnicos, produtores e o grande público.
Este ano os espetáculos acontecerão, de 07 a 12 de novembro, nos teatros de Santa Isabel, do Parque, Apolo e Hermilo, além de programação aberta ao público no Poço da Panela e Sesc São Lourenço da Mata. Ao todo serão cerca de 20 espetáculos com artistas de várias nacionalidades, como Brasil, França, Espanha, Argentina e Uruguai. Paralelamente à programação cultural, acontecerão oficinas e workshops circenses para profissionais e estudantes do circo. A grade formativa acontecerá de 07 a 10 de novembro, no Teatro Hermilo Borba Filho.
O Festival de Circo do Brasil conta com incentivo da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, através do edital de Fundo de Incentivo à Cultura, e do Iberescena – Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas, através do edital de Ayudas a la Programación de Festivales y Espacios Escénicos.
NOVA MARCA
O Festival de Circo de Brasil, idealizado pela Luni Produções, está de cara nova. Um ano antes de chegar a sua maioridade, retardada pela pandemia, a identidade visual do festival passou por um refresh, mas sem perder a essência de quem já tem longa e boas histórias por quase duas décadas e é consolidado na agenda cultural de Pernambuco, sendo um dos principais eventos dedicados à arte circense na América Latina.
As mudanças na marca foram pensadas para dar mais personalidade e modernidade ao evento, que prioriza em sua programação diversa um panorama contemporâneo da arte circense local, nacional e mundial. A atualização da marca, segundo as organizadoras Danielle e Karina Hovver, foi necessária pela própria proposta do festival em integrar o circo com outras linguagens artísticas e apostar nas novas artes, aliando tradição e contemporaneidade. Sem falar nas próprias mudanças da sociedade diante da era digital.
Com o novo desenho, o intuito é reforçar o amadurecimento do festival e a pluralidade e contemporaneidade que ele representa. “ A atualização da nossa marca é um convite para que todos artistas, produtores e público do circo, do seu jeito, se apropriem do Festival de Circo do Brasil e possam juntos construírem seus próximos 17, 18, 19 e 20 anos”, destaca Danielle Hoover.