O Festival de Circo do Brasil realiza em 2022 sua décima sexta edição. Acontecerá de 15 a 20 de novembro em vários locais das cidades do Recife e Olinda, em Pernambuco, com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, exposição e exibição de filmes na temática circense.
Com o tema Harmonia, o Festival tem classificação indicativa livre e a ideia é, além de toda programação cultural, ser um festival residência, focado na reunião de talentos femininos da arte circense para troca de saberes e experiências. Nos palcos, picadeiros e salões, várias técnicas, artes e gerações de mulheres do circo nacional e internacional e uma mistura de técnicas, que apresentam inacreditáveis habilidades físicas e emoção à flor da pele.
Realizado desde 2004 com sucesso de público e crítica especializada, o festival é consolidado na agenda cultural de Pernambuco, sendo um dos principais eventos dedicados à arte circense na América Latina, tendo como características a diversificada programação e o interesse na integração entre o circo e outras artes, apresentando ao público brasileiro um panorama contemporâneo da arte circense mundial.
Integrante da rede de Difusão e Fomento em circo no País, o Festival de Circo do Brasil promove anualmente o intercâmbio entre artistas, estudantes, técnicos, pesquisadores e produtores, alcançando ao longo de suas edições importantes parcerias nacionais e internacionais, comprovando a viabilidade e a importância do evento: Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Prefeitura do Recife, Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcultura), Governo do Estado,Fundarpe, Consulado e Embaixada da França e instituições educacionais como o Casulo Artes Circenses, a La Granierie (FRA), La Tohu (Canada), Cirka (Helsinki), Central de Cirque (Espanha), (EPC) Escola Pernambucana de Circo, (ENC) Escola Nacional de Circo e (CV) Circo Escola Crescer e Viver.
O evento realiza também turnês nacionais estreando espetáculos que são referência mundial nessa arte, dotados de técnica, ousadia e arrojamento cênico, despertando um novo olhar para o Circo no Brasil. Já se apresentaram no festival artistas e companhias da França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Chile, México, Canadá, Polônia e Dinamarca, além dos principais representantes do circo brasileiro. Neste ano, o evento conta em sua programação com artistas da Argentina, Suíça e França.
Na rua, sob uma lona ou no teatro, o Festival de Circo do Brasil tem voltado o olhar do público brasileiro para a arte do Circo apresentando o que há de mais contemporâneo, formando plateia, e com a descentralização de suas atividades, gratuitas e a preços acessíveis, o festival contagia as cidades por onde passa conquistando um novo e amplo público a cada edição.