PROGRAMAÇÃO

Lançamento: Cravo na Carne - Fama e Fome

Durante muitos anos, ao longo do século XX, foram populares no cenário artístico brasileiro os faquires- homens que, na maioria das vezes, se exibiam encerrados em urnas de cristal, deitados sobre pregos ou cacos de vidro, cercados por serpentes, jejuando durante longos períodos- expostos à curiosidade pública em busca de fama e reconhecimento.

Nesse meio predominantemente masculino, também algumas mulheres se dedicavam à exótica profissão. Ser faquiresa numa época em que ser atriz ou cantora já era o bastante para que uma mulher fosse discriminada pela sociedade cobrava um preço alto dessas artistas.

Praticamente extinta nos dias de hoje, a arte circense do faquirismo é agora resgatada através das histórias de onze de suas representantes pelos pesquisadores Alberto de Oliveira e Alberto Camarero.

Costurando trechos de jornais e revistas da época e contando com vasto material iconográfico, “Cravo na Carne – Fama e Fome”, contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013 quando ainda era inédito, apresenta ao leitor uma parte praticamente desconhecida da memória artística nacional.

Cravo na Carne – Fama e Fome
Autores: Alberto de Oliveira e Alberto Camarero
Editora: Veneta
Projeto gráfico: Gustavo Piqueira / Casa Rex
http://cravonacarnefamaefome.blogspot.com.br

- Livraria Cultura (Paço Alfândega)
Lançamento: Quarta-Feira, 04/11 às 19h
Entrada Gratuita