PROGRAMAÇÃO

DOCUMENTÁRIO: CIRCO DEBRE BERHAN

O documentarista Luís Nachbin, formado em Ciências Econômicas pela UFRJ e em jornalismo pela PUC-Rio, é mestre em televisão pela San Francisco State University, na Califórnia, Estados Unidos. Desde 1998 trabalha como produtor/diretor independente e viaja sozinho pelo mundo, operando a própria câmera, para gerar reportagens especiais e documentários.

De 2010 a 2015 Luís Nachbin filmou e dirigiu a série “Entre Fronteiras”, composta por três temporadas exibidas pelo canal Futura e pelo grupo Turner/CNN. A primeira temporada, de 20 documentários de 30 minutos cada, se passou no Brasil; a segunda e a terceira temporada, em um total de 40 documentários, foram filmadas na África. O episódio 58 da série trata do Circo Debre Berhan, da Etiópia.

O Circo Debre Berhan utiliza a arte para estimular pessoas marginalizadas a construírem novas realidades para si mesmos, suas famílias e comunidades. Através de parcerias com organizações locais e estrangeiras, hospedam projetos de transformação social divididos em elementos distintos: formação, criação, circulação e engajamento profissional. Ênfase na disciplina física, força, criatividade e em valores fundamentais de respeito mútuo, segurança, honestidade, confiança e trabalho em equipe.

Preferem o contato direto com o público nas ruas e nos mercados a céu aberto, sempre com música ao vivo tocada pela banda do circo. Trabalham com materiais simples, reciclados e uma forte carga de improviso. São malabaristas, palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas e músicos- 30 pessoas ao todo. Algumas possuem algum tipo de deficiência física, mas isso não é problema nesta proposta de unir arte e educação.

- Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Terça-Feira (03/11) às 19:30h

- Livraria Cultura
Quarta-Feira (04/11) às 19:30h

Entrada Gratuita