EXPOSIÇÃO

fotográfica

CLOWNVILLE

itália

Clownville é uma série de retratos criada pelo fotógrafo franco-italiano Eolo Perfido, a partir do seu fascínio pelo mundo clown e sua visão do universo circense como metáfora da nossa própria sociedade, onde se misturam emoções como alegria e tristeza, união e solidão. Perfido elege a figura do clown como representante das pessoas comuns: ao mesmo tempo engraçadas e melancólicas, com uma máscara que pode ser trágica, grotesca, ambígua.

O resultado são imagens impactantes, que apresentam clowns não convencionais, em situações e expressões que contrastam com o imaginário estabelecido, do palhaço alegre e brincalhão. Entre as inspirações do trabalho estão referências fortes, como a produção do cineasta Federico Fellini, com suas atmosferas oníricas, além de alguns personagens do cinema mudo, em particular Charlie Chaplin e Buster Keaton, com suas maquiagens carregadas e o exagero gestual que era necessário para transmitir as emoções.

  • Data: 12 e 13/10

    Hora: das 14h às 20h

    Galeria Janete Costa

  • Data: 11/10

    Hora: às 19h

    Galeria Janete Costa

Eolo Perfido começou a fotografar profissionalmente apenas aos 28 anos e, em pouco tempo, o ofício tornou-se algo que vai além da simples realização de imagens, mudando profundamente a maneira dele de viver e se relacionar com os outros. Nos últimos 12 anos, Perfido trabalhou para várias agências e clientes internacionais, como JWT, Saatchi & Saatchi, Leo Burnett, Pepsi Cola, Kraft, Novartis, Opel, Ferrero. Teve imagens publicadas em muitas revistas e jornais como The New York Times, Communication Arts, Panorama Primeiro, Visão, Vogue Russia, GQ Russia, L’espresso, e Computer Arts, para citar alguns.