CORDA BAMBA

história de uma menina equilibrista

Corda Bamba
  • Data/Hora

    12/10, às 10h30

  • Local

    Sessões nos shoppings Plaza e Recife

    Mais Informações

    Entrada gratuita
    Retirar os ingressos no local, 30min antes da sessão

CORDA BAMBA

2012 - Rio de Janeiro - 80 minutos - Drama Família - Classificação Livre

Corda Bamba, de Eduardo Goldenstein, é um filme para a família. Com produção da Aion Cinematográfica e distribuição da Copacabana Filmes, Corda Bamba tem estreia nacional no dia 11 de outubro e chega às salas do Recife no dia 18. O Festival de Circo do Brasil oferece um jeito leve e diferente de começar o Dia das Crianças, realizando a pré-estreia de Corda Bamba com duas sessões gratuitas nos shoppings Plaza e Recife, às 10h do dia 12 de outubro.

Baseado no livro homônimo, de Lygia Bojunga, o longa Corda Bamba conta a delicada história de uma menina de dez anos que precisa se adaptar a uma nova realidade. Filha de equilibristas, Maria nasceu em um circo no interior. Ela vai morar com a avó na cidade e não consegue se lembrar de seu passado. Da janela do seu quarto, ela atravessa sobre uma corda bamba para a dimensão do imaginário, onde irá recuperar sua memória.

“Cinema é sobre nós, o mundo no qual vivemos e os mundos que inventamos. É sobre o tempo e a maneira como o experimentamos. Esse é um filme íntimo, que se arrisca junto com sua personagem principal, Maria, e que aposta na inteligência e na sensibilidade presentes na infância”, diz o diretor. Os espectadores são conduzidos através dessa corda bamba que a personagem precisa atravessar para resgatar as lembranças do passado. “Acredito na arte como uma aventura do inconsciente, sua investigação e ampliação. O cinema é forma privilegiada dessa arte e que deve ser exercido por pessoas responsáveis, conscientes das implicações que um filme pode ter em cada espectador”, completa Goldenstein.

No filme, a menina é interpretada por Bia Goldenstein, filha de Eduardo e da produtora do longa, Katya Goldenstein. Esse clima familiar e afetivo foi o principal pilar do processo de criação de Corda Bamba. No elenco, grandes amigos e parceiros de trabalho –  além de Bia, Georgiana Góes, Gustavo Falcão, Cláudio Mendes, Augusto Madeira, Stela Freitas, Silvia Aderne e João Madeira foram dirigidos com tanto carinho que transmitem em suas atuações a amizade que permeou a filmagem. O filme foi rodado em um mês no Rio de Janeiro em quatro locações: um prédio no Flamengo, na Zona Sul; o circo Monte Carlo, em Nova Iguaçu; um colégio no Alto da Boa Vista e a orla da Praia Vermelha, na Urca.

Em 2012, Corda Bamba foi exibido pela primeira vez no Cine PE Festival do Audiovisual, para uma casa lotada, e muito aplaudido ao final. Foi ainda o destaque nas sessões de Pré-Estreia Nacional, do 10º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), com sucesso entre as crianças e pais presentes.

Elenco

Equipe

Stela Freitas

Maria Cecília (avó Maria)

Direcão e Roteiro

Eduardo Goldenstein

Gustavo Falcão

Marcelo (pai Maria)

Produção Executiva

Gabriela Weeks

Georgiana Goes

Marcia (mãe Maria)

Direção de Fotografia

Guy Conçalves

Augusto Madeira

Foguinho

Direção de Arte

Andre Weller

Cláudio Mendes

Barbuda

Editor

Flavio Zettel

Silvia Aderne

Velha da História

Editor de Som

Simone Petrillo

Bia Goldenstein

Maria

Trilha Sonora

Lucas Marcier/Fabiano Krieger

João Madeira

Quico

Figurino

Luciana Cardoso

 

 

Som Direto

José Louzeiro

 

 

Produtor de Finalização

Juca Diaz